PÓSTERO-ANTERIOR DOS SEIOS MAXILARES
Está indicado para avalização do espaço aéreo da oro e naso-faringe, na extensão de processos patológicos dos seios maxilares. Solicitados por ortodontistas ou otorrinolaringologista.
RADIOGRAFIA PERIAPICAL
É uma radiografia que proporciona detalhe do dente ou região (2 ou até 3 dentes por radiografia).
PERIAPICAL BOCA TODA
Em muitos casos o dentista solicita periapical boca toda compondo 14 radiografias no total.
RADIOGRAFIA DE MÃO E PUNHO
Também chamada de índice carpal, esta radiografia de simples realização e baixíssima dose de radiação é utilizada para a determinação da idade óssea do paciente e também para localizar o paciente na curva de crescimento, onde determina-se a proximidade do surto de crescimento puberal. É utilizada pela Ortodontia e pela Ortopedia Funcional dos maxilares.
TELERRADIOGRAFIA LATERAL
É uma radiografia lateral do crânio onde a cabeça do paciente e posicionada perfeitamente em perfil através do cefalostato (dispositivo colocado nas orelhas que alinham a cabeça e dificultam o movimento) é de fácil execução.
MODELOS
É a reprodução em gesso de toda a estrutura das arcadas dentárias, respeitando a anatomia dos dentes e osso.
PANORÂMICA DIGITAL
É usada como exame radiográfico inicial, pois produz uma visão panorâmica dos dentes e face. Sendo eleita como primeira opção antes de indicar outros exames complementares. Proporciona subsídios adequados para a maioria dos procedimentos odontológicos.
OCLUSAL DE MAXILA
Mostra todos os dentes de uma arcada ao mesmo tempo, que pode ser superior ou inferior. Nesta Tomada é necessário que o paciente morda o filme na posição indicada pelo técnico.
RADIOGRAFIA INTERPROXIMAL
Nesta técnica observa-se simultaneamente as coroas dentais dos dentes superiores e inferiores de uma região
Está indicada principalmente para pesquisar a região interdental.
TELERRADIOGRAFIA FRONTAL
É a radiografia frontal do paciente. Tem a mesma finalidade da telerradiografia lateral. Neste caso o paciente é posicionado de frente para o filme.
RADIOGRAFIA ATM
É uma radiografia panorâmica especial para ATM, realizada em 2 posições, oclusão cêntrica e abertura máxima da boca. Norma frontal para a visualização das estruturas ósseas (cabeça da mandíbula, fossas articulares e limite articular).
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
É a mais fiel à anatomia do complexo maxilomandibular do paciente.
Aviso geral
Para efetuar qualquer exame é necessário remover todos os metais da cabeça e pescoço e permanecer estático até o final da tomada radiológica.
Qualquer radiografia sem laudo ficará pronta na hora, já as que necessitam de laudo serão entregues em até três dias uteis.
Após feita a radiografia, é necessário aguardar a revelação para verificar sua qualidade.
Qualquer documentação necessita de dez dias úteis para ser entregue.
DOCUMENTAÇÃO ORTODONTICA COMPLETA
Documentação Ortodôntica é um conjunto de exames utilizados para estudar a necessidade e o tipo de aparelho a ser utilizado pelo paciente, cuja finalidade é proporcionar uma visão abrangente do paciente, permitindo o exame do caso inicial com maior detalhe. Este procedimento é empregado principalmente na ortodontia e cirurgia maxilofacial.
Geralmente composta de:
Radiografia – Panorâmica digital
e Telerradiografia
Fotografia:
Extra Bucais – 3 fotos do rosto (frente, sorriso e perfil).
Intra Bucais – 3 fotos dos dentes (frente, lado direito e lado esquerdo). Nete caso, é necessário colocar um abridor de boca que afastará a bochecha e o lábio dos dentes.
Moldagem – 2 moldes superior e inferior. Recomenda-se 2 horas em jejum, pois será colocada uma massa preparada na boca para copiar os dentes. Na arcada superior, o paciente é instruido a respirar pelo nariz, pois não será possível respirar pela boca. Na arcada inferior, o paciente será instruído a levantar a língua e deixá-la parada. Através destas, serão confeccionados os modelos em gesso das duas arcadas dentárias.
Análise Cefalométrica – medidas feitas através das radiografias.
Existem outros tipos de documentação: especial, periodontal, ortopédica e personalizada, onde são acrescentados outros exames.
Todas as documentações necessitam no máximo de 10 dias úteis para ser entregue.
Dependendo do convênio pode cobrir total ou parcial a documentação completa. A maioria dos convênios só cobre a documentação completa, se a documentação solicitada possuir exames extras, estes serão cobrados a parte.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/1.jpg)
PÓSTERO-ANTERIOR DOS SEIOS MAXILARES
Está indicado para avalização do espaço aéreo da oro e naso-faringe, na extensão de processos patológicos dos seios maxilares. Solicitados por ortodontistas ou otorrinolaringologista.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/05/pan.jpg)
PANORÂMICA
Sem dúvida esta é a modalidade mais solicitada em nossa clínica, pois a radiografia panorâmica expõe o paciente a um mínimo de radiação, tem um custo acessível e permite visualização de todo o complexo maxilo-mandibular, em suas diversas estruturas anatômicas e principalmente os elementos dentais.
É usada como exame radiográfico inicial, pois produz uma visão panorâmica dos dentes e face. sendo eleita como primeira opção antes de indicar outros exames complementares. Proporciona subsídios adequados para a maioria dos procedimentos odontológicos.
Técnica- O paciente será instruído como se colocar diante da máquina. Em pé, de frente para o aparelho, o queixo apoiado em uma base, mordendo um “JIG” (peça do aparelho), o ombro para trás, pescoço e pernas esticados. O aparelho irá rodar em torno da cabeça do paciente, que deve manter-se estático. Duração de apenas alguns segundos, no momento da tomada o paciente deve iniciar lentamente o processo de inspiração e de preferência não expirar ate o final do aparelho, quando a máquina parar de apitar.
PANORÂMICA
Esta radiografia é acompanhada de um papel ultraphan no qual são traçadas estruturas anatômicas mais importantes para o planejamento de uma cirurgia de implante. Neste traçado são realizadas as mensurações de altura do osso na região de interesse. Obs: não é possível medir a espessura óssea através da radiografia panorâmica, somente a tomografia permite estas mensurações.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/3.jpg)
RADIOGRAFIA PERIAPICAL MOLAR SUPERIOR
É uma radiografia que proporciona detalhe do dente ou região ( 2 ou até 3 dentes por radiografia). Muitos casos o dentista solicita periapical boca toda compondo 14 radiografias no total. Técnica- Paciente sentado.É colocado um posicionador de filme na região dental selecionada, onde será solicitado que o paciente mantenha-o em posição até o final da tomada radiográfica.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/4.jpg)
OCLUSAL DE MAXILA
Mostra todos os dentes de uma arcada ao mesmo tempo, que pode ser superior ou inferior. Nesta tomada radiográfica é necessário que o paciente morda o filme na posição indicada pelo técnico. Na superior,o paciente deverá sentar em um banco baixo e abaixar um pouco a cabeça, permanecendo sempre estático. Na inferior, este deverá esticar o pescoço bem para trás e permanecer estático. A tomada é rápida, apenas alguns segundos. O paciente escutará apenas um apito. Esta radiografia fica pronta na mesma hora.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/5.jpg)
PERIAPICAL BOCA TODA
É uma radiografia que proporciona detalhe do dente ou região ( 2 ou até 3 dentes por radiografia). Muitos casos o dentista solicita periapical boca toda compondo 14 radiografias no total. Técnica- Paciente sentado. É colocado um posicionador de filme na região dental selecionada, onde será solicitado que o paciente mantenha-o em posição até o final da tomada radiográfica.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/6.jpg)
RADIOGRAFIA INTERPROXIMAL
Nesta técnica observa-se simultâneamente as coroas dentais dos dentes superiores e inferiores de uma região. Está indicada principalmente para pesquisar a região interdental. Técnica - Paciente sentado, é colocado um posicionador de filme na região dental selecionada, onde será solicitado que o paciente mantenha-o em posição até o final da tomada radiográfica
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/7.jpg)
RADIOGRAFIA MÃO E PUNHO
Também chamada de índice carpal, esta radiografia de simples realização e baixíssima dose de radiação é utilizada para a determinação da idade óssea do paciente e também para localizar o paciente na curva de crescimento, onde determina-se a proximidade do surto de crescimento puberal.É utilizada pela Ortodontia e pela Ortopedia Funcional dos Maxilares.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/8.jpg)
TELERRADIOGRAFIA FRONTAL
É a radiografia frontal do paciente. Tem a mesma finalidade da telerradiografia lateral. Neste caso o paciente é posicionado de frente para o filme. Ambas radiografias são de fácil execução e rápida tomada. Sobre estas incidência são realizadas análises cefalométricas onde avalia-se o padrão dento-esquelético-facial e o crescimento do crânio e da face. Através de um programa computadorizado, as análises cefalométricas são utilizadas no diagnóstico e planejamento ortodôntico e no planejamento de cirurgia ortognática
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/9.jpg)
TELERRADIOGRAFIA LATERAL
É uma radiografia lateral do crânio onde a cabeça do paciente é posicionada perfeitamente em perfil através do cefalostato (dispositivo colocado nas orelhas que alinham a cabeça e dificultam o movimento) é de fácil execução e rápida tomada. Nesta incidência busca-se o perfil do paciente.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/05/atm.jpg)
RADIOGRAFIA ATM
ATM (Articulação Temporo Mandibular)
ATM é a articulação que permite o movimento de abertura e fechamento da boca.
Durante a fala, mastigação ou deglutição, a ATM se movimenta. Existem duas ATMs, uma do lado esquerdo e outra do lado direito. Os dentes inferiores quando em contato com os dentes superiores formam à oclusão dental, responsável pela estabilidade da ATM. A oclusão inadequada (má oclusão) é na maioria dos casos, a responsável direta pela disfunção da ATM. No entanto existem várias outras possíveis causas.
Radiografia ATM:
É uma radiografia panorâmica especial para ATM, realizada em 2 posições, oclusão cêntrica e abertura máxima da boca. Norma frontal para a visualização das estruturas ósseas (cabeça da mandíbula, fossas articulares e limite articular).
Está indicada para avaliação de modificações na forma da cabeça da mandíbula ou no seu posicionamento na cavidade glenóide.
Técnica realizada em nossa clínica:
O paciente posicionado de frente para o aparelho ficará estático. Após a primeira tomada radiográfica, o paciente será instruído a abrir a boca ao máximo, quando será realizada a segunda tomada radiográfica.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/11.jpg)
MODELOS
É a reprodução em gesso de toda a estrutura das arcadas dentárias, respeitando a anatomia dos dentes e osso. É obtida através da moldagem, sendo um dos itens de fundamental importância para o diagnóstico e para acompanhamento do tratamento, juntamente com os demais elementos de uma documentação completa. Além disso, é só com o auxílio dos modelos que podemos observar pequenos detalhes impossíveis de serem visualizados diretamente na boca do paciente. Esse processo permite uma análise detalhada dos dentes, comparando tamanho e espaço entre eles.
As mais usadas são Análise de Bolton, Permante e Mista.
![](http://docdix.com.br/clientes/docdix/wp-content/uploads/2017/04/12.jpg)
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
Estudo total e parcial da maxila com cortes transversais e laterais.
Estudo total e parcial da mandíbula com cortes transversais e lateraeis da região solicitada.
A imagem da Tomografia Computadorizada é mais fiel à anatomia do complexo maxilomandibular do paciente, pela tridimensionalidade já citada e por ter precisão milimétrica – cada corte da imagem adquirida pode ter até 0,12 milímetros de espessura. Assim, são fornecidos mais detalhes para um diagnóstico mais seguro e para o planejamento do tratamento ou cirurgia a ser realizado.